sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

“Pasta ca moddica”


Acho que escrevi certo, seja como for, isso quer dizer em bom português ‘macarrão com farofa de pão duro’. O QUÊ??? É isso mesmo!!! Esse é um prato típico da culinária siciliana. É moooiiito bom.


Ingredientes (para quatro pessoas):
5 pães franceses bem duros;
Toucinho defumado picadinho;
3 dentes grandes de alho amassado;
Um pacote de queijo ralado;
Pimenta do reino;
Orégano;
Sal (cuidado com o sal porque já tem muita coisa salgada);
Azeite de oliva;
E claro, o macarrão, esse prato só fica bom com spaghetti, um pacote dá para essa receita.

Preparo:
Primeiro você deve ralar os pães transformando-os numa farinha bem grosseira, nem pense em usar a farinha de rosca porque não dá o mesmo resultado. Depois de ralar os pães, acrescente a essa farinha um pouco de pimenta do reino, um punhadinho de orégano e o pacote de queijo ralado, misture e reserve. Numa frigideira grande ponha um pouco de azeite de oliva (não use óleo de soja porque não tem gosto de nada, além do mais, o azeite não está tão caro assim, né?). Deixe esse azeite esquentar um pouco e ponha o toucinho picadinho para fritar, a quantidade de toucinho é de mais ou menos uma mão cheia. Quando o toucinho estiver bem frito, acrescente o alho amassado e deixe um pouquinho, até o alho ficar dourado. Então, pegue aquela farinha de pão com os temperinhos e vá acrescentando aos poucos, não pare de mexer para não queimar. Vá ‘fritando’ essa farinha até ela ficar marronzinha, se sentir necessidade, ponha um pouco mais de azeite. Ao final prove o sal e, se não estiver bom de sal, você põe uma pitadinha de sal! E a nossa ‘farofinha’ está pronta. Então, cozinhe o spaghetti até ficar al dente, escorra a massa, lave-a e misture-a com a ‘farofinha’. Sirva acompanhado de um bom vinho tinto. Se quiser, você também pode colocar algumas azeitonas pretas, coloque-as quando for fritar o alho, fica bem gostoso.

3 comentários:

  1. Ruim uma ova... É muito bom!!! Tirando o bacon, claro... Ainda estou vegetariano, mas aqui no Japão abri exceção pras coisas do mar, porque não possso cozinhar, mas quando voltar...

    ResponderExcluir
  2. Comi tanto disso na sua avó q enjoei kkk
    Macarrão com formiga como eu sempre dizia kkk

    ResponderExcluir